Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O agBook apresenta o autor Emílio Figueira e sua carreira literária

O escritor Emílio Figueira tem 41 anos e é um apaixonado pela arte. Em seu site http://www.emiliofigueira.com.br/ ele conta um pouco sobre seus primeiros passos, sua trajetória e obras publicadas.
 

Encantados com essa história, nós separamos alguns trechos para apresentá-la a vocês:
Nasci numa romântica noite em setembro de 1969. Tenho uma deficiência, devido uma falta de oxigenação no cérebro durante o parto, originando problemas de coordenação motora e fala, ocasionando paralisia cerebral, o que foi regado por longos e intensos tratamentos durante a década de 1970. Naquele período, pessoas com deficiência eram "preparadas" para viver dentro dos muros das instituições, sendo assistidos por órgãos oficiais que financiavam esse isolamento do convívio social. Porém, no início dos anos 1980, um grupo muito grande dessas pessoas resolveu "derrubar esses muros" e sair para conquistarem espaços na sociedade. E eu, graças a Deus, fui um deles... E tenho muito orgulho de ter sido um dos personagens dessa abertura!”
Desde muito cedo, tive uma queda muito grande pelas artes. Fui alfabetizado aos 5 e aos 7 já escrevia meus primeiros poemas e ensaios. Aos 11, sai da casa de meus pais em São Paulo, indo morar com meus avós maternos em uma pequena cidade do interior paulista, chamada Guaraçaí. Aos 12, já realizava e escrevia reportagens para a "Folha de Guaraçaí"; aos 16, escrevia o jornal praticamente sozinho, além de colaborar com outros da região e, aos 18, formei-me em jornalismo técnico. Ter vivido oito anos nessa cidade foi fundamental para a formação da minha personalidade, onde através da convivência com aquele povo muita coisa está presente até hoje no meu dia-a-dia e nas minhas melhores criações!”
Também me especializei em "Deficiência e Comunicação Social", escrevendo vários trabalhos sobre a temática; depois, especializei-me em "Deficiência e Literatura" e, por último, em literatura infantil. Já fui jornalista de quase todas as publicações voltadas às deficiências no Brasil e assinei por um ano uma coluna semanal sobre Inclusão Social no site da Globo.com. Fui editor-chefe do blog "Psicologia e Deficiência" por dois anos. Escrevi algumas peças para o teatro, roteiros para cinema e televisão, ganhando um concurso internacional de Dramaturgia em 2000. Sempre fiz inúmeros cursos de artes plásticas, literatura e música, além de pintar alguns quadros. E, dentre muitos cursos de pequena duração, cursei História da Arte e História da Música.”
Ao todo, escrevi 71 livros, sendo que 40 joguei fora (por considerá-los que foram apenas um exercício de estilo e ritmo de escrita), 20 já foram publicados e o resto continua inédito, entre romances, contos, ensaios, poesias, infantis, teatro...”
Trechos retirados do site:
www.emiliofigueira.com.br
Você pode conhecer o trabalho do escritor no agBook clicando aqui.
Até a próxima.
Time agBook

Nenhum comentário:

Postar um comentário