Desde a manhã de ontem, 18 de junho de 2010, o mundo está entristecido, pois, faleceu aos 87 anos, o escritor português José de Sousa Saramago.
Apontado como escritor criativo e polêmico, José Saramago contribuiu muito com a literatura mundial, sendo considerado o responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
Ao longo de sua jornada, Saramago se tornou um símbolo de competência e originalidade. Por ser um escritor que não tinha medo de expor suas opiniões, muitas vezes suas obras eram envoltas por polêmicas e críticas. Os principais temas abordados por ele eram: os grandes problemas metafísicos, a realidade e a aparência, a natureza e a esperança.
Entre seus livros estão os prestigiados romances: O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Ensaio sobre a Cegueira (1995), Todos os Nomes (1997), O Homem Duplicado (2002), Ensaio Sobre a Lucidez (2004), As Intermitências da Morte (2005), A Viagem do Elefante (2008) e Caim (2009).
O livro mais conhecido do escritor - Ensaio sobre a Cegueira - narra uma epidemia em que os personagens perdem por completo a visão. Há dois anos, a obra foi adaptada para o cinema pelas mãos do diretor brasileiro Fernando Meirelles. O filme foi exibido no Festival de Cannes em 2008.
Em 1998, Saramago foi presenteado com o prêmio Nobel de Literatura, o único Prêmio da língua portuguesa e também conquistou, em 1995, o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário português.
Através deste post, nós do agBook queremos deixar registrada a nossa tristeza e profunda admiração por esta mente brilhante que o mundo perdeu na manhã de ontem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário